Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Oferta apertada de café deve sustentar preços em 2015

Mercado deve apresentar cotações firmes, com alta volatilidade, até o fim da colheitaO diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Nathan Herskowicz, declarou nesta quinta-feira, 30, que é preocupante a situação de oferta do café neste ano. Segundo ele, a disponibilidade do produto é justa em relação à demanda. A declaração foi feita no lançamento da edição dos melhores grãos da safra 2014, em São Paulo.

Fonte: Daniel Medeiros/Arquivo Pessoal

– As informações que recebemos indicam que o abastecimento é justo, apertado, considerando números oficiais de previsão de safra e estoque – informa Herskowicz.

Segundo Nathan, as previsões sugerem que o Brasil deve exportar cerca de 36 milhões de sacas em 2015, mesmo volume do ano passado, ou um pouco abaixo, para um consumo interno de 21 milhões de sacas, que é ligeiramente superior às 20 milhões de sacas de 2014.

– Vamos utilizar toda a safra 2015, estimada entre 46 milhões e 47 milhões de sacas, além dos estoques remanescentes. Com isso, vão desaparecer de 54 milhões a 57 milhões de sacas e não haverá excedente – acrescenta Nathan.

O resultado do balanço é que o mercado de café deve apresentar cotações firmes, com alta volatilidade, até o fim da colheita, no fim do ano.

Leilão da Conab 

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizou nesta quinta-feira, 30, o leilão de venda de 2,44 toneladas de café, em que 70,1% do total ofertado foi comercializado. Este percentual corresponde a quase 1,72 mil toneladas do produto. O leilão arrecadou mais de R$ 10,7 milhões.

O leilão que seria na quarta-feira, 29, e transferido para hoje, vendeu o café em grãos, ensacado e está depositado nas unidades da Conab em Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás. O grão foi vendido para Vitória, no Espírito Santo, Goiânia, em Goiás e para as cidades de Juiz de Fora, Campos Altos, Perdões e São Sebastião do Paraíso, todas em Minas Gerais.

Os interessados em participar dos leilões devem estar cadastrados perante a Bolsa por meio da qual pretendam realizar a operação e em situação regular no Sistema de Registro e Controle de Inadimplentes da Conab (SIRCOI).

Sair da versão mobile