Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Palmito toma espaço da banana no interior de São Paulo

Novo mercado já é responsável por 70% da produção do alimento no EstadoA atual aposta da região do Vale do Ribeira, no interior de São Paulo, é o palmito pupunha. A maior parte das terras, que antes serviam à produção de banana, atualmente são ocupadas por palmeiras. O novo mercado já é responsável por 70% da produção de palmito do Estado de São Paulo. Na cidade de Juquiá, quem investiu no negócio já está colhendo os frutos. O município tem mais de oito milhões de pés de palmito pupunha.

A região do Vale do Ribeira perdeu nos últimos dez anos mais de seis hectares de bananeiras. Agora, é o palmito pupunha que ocupa a maior porção de terras. Dados do censo agropecuário indicam que nos anos de 1995/1996 existiam quatro propriedades rurais com plantação de palmeiras. Onze anos depois, o número ficou 20 vezes maior. No mesmo período, a plantação de bananas diminuiu em 23%, quase cem propriedades abandonaram o cultivo. Agora, a cada 12 meses são cultivados mais dois milhões de pés de palmeira.

O material que sai das propriedades tem destino certo: a indústria. No local, a palmeira vai ficando com jeito de palmito. A haste é descascada e classificada, e o produto é limpo, pesado e embalado. O vidro é tampado e vai para o choque térmico, de onde sai pronto para a comercialização.

No local, são industrializadas mais de duas toneladas e meia de palmito por dia. O volume deste ano já superou em 15% o de 2009. Até 2015 a estimativa é aumentar em seis vezes a produção.

Sair da versão mobile