Agronegócio

Paraná emite alerta de geada para região cafeeira do estado

Recomenda-se que plantios novos, com até seis meses de campo, tenham as mudas enterradas; viveiros devem ser protegidos com várias camadas de cobertura plástica e/ou mantidos com aquecimento

plantio de café no Paraná
Geada pode atingir lavouras nas madrugadas até quinta-feira, 1º. Foto: IDR-Paraná

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do estado (Simepar) alertam para previsão de geadas nas madrugadas de terça, 21, a quinta-feira, 1º, em toda a região cafeeira do estado.

Recomenda-se que plantios novos de café, com até seis meses de campo, tenham as mudas enterradas. Viveiros devem ser protegidos com várias camadas de cobertura plástica e/ou mantidos com aquecimento.

A proteção das lavouras novas e dos viveiros deve ser retirada logo que a massa de ar frio se afastar e cessar o risco imediato de geada.

Nas lavouras com idade entre seis meses e dois anos, a recomendação aos produtores é amontoar terra no tronco das plantas até o primeiro par de folhas. Essa proteção deve ser mantida até meados de setembro, e depois retirada com as mãos.