A Secretaria de Agricultura de São Paulo diz que a possível importação de grãos verdes de café do Peru “poderá trazer grandes prejuízos ao setor e a toda cadeia produtiva cafeeira” e pediu ao presidente em exercício, Michel Temer, que revogue a resolução publicada no último dia 10 pelo Ministério da Agricultura.
Em nota, a Secretaria lembra que as compras do café peruano haviam sido suspensas em maio de 2015. A Resolução nº 3 determinava a necessidade de apresentação de plano de trabalho pela Organização Nacional de Proteção Fitossanitária (ONPF), detalhando informações sobre a produção, pragas presentes e tratamentos fitossanitários, assim como as medidas de mitigação de risco de envio de pragas no comércio internacional”, diz na nota.
De acordo com o engenheiro agrônomo Alberto Amorim, coordenador das Câmaras Setoriais da secretaria, que englobam a Câmara Setorial do Café, a medida poderá inibir a competitividade dos produtores nacionais porque significa que “não há vedação à importação de produtos não processados de países que não atendam às mesmas exigências fitossanitárias, ambientais e trabalhistas exigidas dos produtores no Brasil”.