Pesquisas recentes indicam que o cheiro do chocolate melhora o humor.
Essa boa notícia vem do Human Olfaction Laboratory, da Middlesex University, na Inglaterra, onde Neil Martin, um professor adjunto de Psicologia, investiga os efeitos que o cheiro dos ambientes têm no comportamento humano. No seu laboratório, Martin tem uma caixa chamada AromaCube, que aquece odores que estão em pequenas garrafas de vidro e os espalha pela sala. Daquela caixa ele descobriu o poder do chocolate em um experimento no qual preencheu salas com três aromas ? uma com odor de chocolate, outra com cheiro ruim de óleo de máquina (que a maioria das pessoas achou desconfortável) e uma com aroma de limão (prazeroso, porém forte) ? e monitorou os humores dos participantes.
? O objetivo era comparar os efeitos de odores agradáveis e desagradáveis no estresse, na depressão e no humor. E, mesmo que o experimento ainda continue, já parece que o cheiro de chocolate realmente deixa as pessoas menos estressadas e ansiosas e mais relaxadas ? explica Martin.
Os chocólatras também vão gostar de saber de outras pesquisas recentes de Martin.
? Em outro estudo, observamos o efeito do chocolate na atividade cerebral. Apresentamos às pessoas aromas de comidas artificiais e outros de comidas de verdade, com as duas amostras incluindo chocolate ? disse.
Martin usou a tecnologia da eletroencefalografia (EEG) para registrar as ondas cerebrais dos participantes enquanto eles respiravam o ar, e descobriu que, nos dois experimentos, o cheiro de chocolate leva a uma redução de um tipo de atividade cerebral chamada theta, que se acredita ser um indicador de atenção.
O estudo também mostrou que não há necessidade de esnobar chocolate.
? Eu sei que os conhecedores dizem que o chocolate fino, com uma grande quantidade de cacau, é melhor para a saúde, mas quando se fala do cheiro e de seus efeitos relaxantes, descobrimos que dá no mesmo, não importa quanto leite o pedaço tenha ? revela Martin.
*Tradução: Pedro Moreira