No estande reservado à Embrapa, os visitantes poderão conhecer a cultivar de pêssego BRS Kampai. Lançada no ano passado, a variedade tem como diferenciais baixa exigência de frio e sabor doce com leve acidez. Também estarão expostas cultivares de uva, amora, guaraná, banana e citros, incluindo degustação de geleias, sucos e biscoitos.
Desafios e oportunidades da citricultura, pesquisas desenvolvidas pela Embrapa para a fruticultura e o uso do solo estarão em debate em algumas das conferências programadas no congresso. Os pesquisadores da empresa ainda serão responsáveis por minicursos que abordarão, por exemplo, o cultivo de frutos vermelhos, técnicas de produção de uva e sua influência na qualidade do vinho.
O trabalho de melhoramento genético, que resultou na variedade de pêssego Kampai, será foco de curso ministrado pela pesquisadora Maria do Carmo Bassols Raseira, da unidade Clima Temperado de Pelotas (RS).
O congresso, promovido pela Sociedade Brasileira de Fruticultura, será realizado no Centro de Convenções de Natal. A programação completa está disponível no site do evento.