Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Pesquisas em biotecnologia da Embrapa preservam animais do cerrado

Técnicas de inseminação artificial, fertilizações in vitro e clonagem buscam ampliar a população das espéciesA preservação de mamíferos nativos do cerrado, muitos em risco de extinção, em breve contará com o auxílio da biotecnologia. A Embrapa Cerrados, em Planaltina (DF), pretende utilizar técnicas de inseminação artificial, fertilizações in vitro e clonagem de animais mortos para ampliar a população dessas espécies.

Essas são ações do projeto de pesquisa, iniciado em agosto, com estudo das células germinativas de alguns animais.

? A ideia é conhecer os animais da região, pois não foi feita pesquisa nesse sentido ? explica o pesquisador da Embrapa Cerrados, Carlos Frederico Martins, que atua no setor de reprodução e conservação animal.

No começo de julho, foram recolhidas células da pele de lobo-guará, cachorro-do- mato e veado catingueiro, que morreram no Zoológico de Brasília. A partir delas, foram isoladas células somáticas para estudos moleculares e, posteriormente, para a multiplicação por transferência nuclear, conhecida como clonagem.

Outra técnica que também pode ser realizada é a inseminação artificial a partir de espermatozóides de animais mortos. A experiência foi validada em pesquisa da própria Embrapa Cerrados, com o nascimento do primeiro bezerro proveniente de inseminação artificial com espermatozóides recuperados, no ano passado.

Sair da versão mobile