O objetivo do memorando é a realização de estudos conjuntos para avaliar a viabilidade técnica e econômica do desenvolvimento de projetos na área da produção de etanol no Brasil entre a Petrobras Biocombustível e a Petrochina e projetos de exportação de etanol para a China – uma parceria entre a Petrochina e a holding Petrobras.
Com a possível parceria, o governo chinês estaria atendendo à necessidade de adoção da mistura de etanol à gasolina em uma parte maior em seu território e minimizando a falta de estrutura para abastecer seu mercado exclusivamente com produção local.
Segundo as informações da Petrobras, o objetivo dos chineses é o de buscar suprimento no país e investir em produção própria do produto no Brasil.
? Neste sentido, a Petrochina considera a Petrobras o parceiro natural para tais empreendimentos, devido ao excelente relacionamento comercial entre ambas as empresas e à possibilidade de sinergias ? diz a nota.
A Petrobras também fechou um acordo de financiamento de US$ 10 bilhões com o China Development Bank (o banco de fomento do governo chinês) – cuja primeira parcela de US$ 3 bilhões deverá ser liberada até janeiro próximo. O financiamento é para a área de produção da empresa e o pagamento para o banco será feito em petróleo.