Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Poder de compra do cafeicultor diminuiu em agosto

Na média das principais regiões produtoras de café arábica, o produtor precisa de 6% mais grãos do tipo 6, bebida dura para melhor, para adquirir uma tonelada de ureia

Fonte: Cléverso Beje/Faep

Mesmo com clima e preços do grão favoráveis à realização dos tratos culturais, o poder de compra do cafeicultor brasileiro frente à ureia, um dos principais fertilizantes utilizados na adubação de cobertura, está menor nesta parcial de agosto frente ao mesmo período de 2016.

De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), na média das principais regiões produtoras de café arábica, o produtor precisa de 6% mais grãos do tipo 6, bebida dura para melhor, para adquirir uma tonelada do adubo.

No caso do conilon, o poder de compra também diminuiu, sendo necessário vender 3% mais grãos do tipo 6, peneira 13 acima, para adquirir uma tonelada de ureia.

Esse cenário está atrelado às desvalorizações do café e à alta do valor da ureia, de 3,1%, em média, em um ano. Na parcial deste mês (até o dia 29), os preços do arábica tipo 6, bebida dura para melhor, recuaram 3,5% frente a agosto de 2016. Para o robusta, no Espírito Santo, o café tipo 6, peneira 13 acima, se desvalorizou 2,77% na mesma comparação.

Sair da versão mobile