As cotações do café robusta seguem avançando de maneira consistente no mercado nacional neste ano. Já o arábica oscila com força, mas se mantém praticamente nos mesmos patamares da safra passada, segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Neste início de mês, especificamente, os valores do robusta apresentam ligeiras altas, ao passo que o arábica reage com mais força. No acumulado parcial deste mês, o Indicador Cepea/Esalq do robusta tipo 6 peneira 13 acima subiu 1,2%, fechando a R$ 380,46 a saca de 60 quilos nessa quarta, dia 9, a retirar no Espírito Santo.
Já o Indicador do arábica tipo 6 bebida dura para melhor, posto na capital paulista, foi para R$ 483,48 a saca de 60 quilos nessa quarta, reação de 3,9%. No mercado de robusta, a retração de cafeicultores mantém baixa a liquidez – muitos estão preocupados com a produção 2016/2017, que tem sido desfavorecida pelo clima. Já para o arábica, o aumento nas cotações internas elevou o ritmo de negócios.