Produtores demonstram preocupação com o arábica

Alguns cafeicultores afirmam que os grãos estão pequenos, mas o Cepea diz que é normal para o períodoA colheita do café tipo arábica está intensa no país, apesar das chuvas atrapalharem o andamento dos trabalhos. Contudo, alguns produtores estão preocupados com o tamanho dos grãos. As informações são do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP. 

Fonte: Divulgação/Case IH

Segundo o levantamento, os primeiros lotes do arábica apresentaram tamanho pequeno, mas o Cepea afirma que isto é comum para o começo de colheita.

– É necessário, com isso, um avanço maior da colheita para se avaliar a peneira dos grãos – diz a entidade.

• Veja também: Safras revisa colheita de café para 28% da área

Em relação ao preço do arábica, o indicador Cepea/Esalq do arábica tipo 6 bebida dura para melhor, posto em São Paulo, fechou a R$ 420,75 a saca de 60 quilos na semana encerrada ontem, dia 24, alta de 2,24% sobre a semana anterior.

No caso do robusta, a colheita caminha em um bom ritmo no Espírito Santo. Em Rondônia, ela está praticamente finalizada.

O indicador do robusta tipo 6 peneira 13 acima (a retirar no Espírito Santo) fechou a R$ 308,23 a saca de 60 quilos na quarta, aumento de 2,5%.