A chuva tem mesmo que ser comemorada pelos produtores da região. O clima seco dos últimos dias trouxe dois problemas para a produção: o primeiro foi o aumento da incidência de ácaro nas plantas. O segundo foi o custo maior para irrigar a plantação.
? Normalmente, eu irrigava a plantação por dez minutos. Nos últimos dias estava tendo que irrigar por até uma hora ? diz o produtor de morango Eliseu Ribeiro.
A irrigação é feita de duas formas: por via aérea, com aspersores, e por gotejamento. Os dois sistemas estavam sendo usados bem mais que o normal, acarretando um custo maior para o produtor.
Reduzir custos e manter a produção em dia é ainda mais importante nesse período, quando ocorre o evento do ano para os fruticultores da região. A Festa do Morango de Atibaia é uma das poucas chances de vender direto ao consumidor. São cerca de 120 mil visitantes que vem de várias partes do Brasil só para comprar o morango da região. A expectativa dos organizadores é que sejam vendidas, no evento, 30 mil caixas de morango.
A Festa das Flores e Morangos de Atibaia vai até o dia 19 de setembro, no Parque Municipal Edmundo Zanoni.