Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Produtores de morango de Atibaia (SP) comemoram volta da chuva

Festa da fruta deve receber 120 mil visitantes até dia 19 de setembroUm evento tradicional do interior paulista este ano tem um motivo diferente para comemorar. A Festa das Flores e Morangos de Atibaia, cidade que produz quatro milhões de caixas da fruta por ano, vai celebrar também a volta da chuva à região. Com calor e tempo seco há mais de um mês, a produção já vinha sendo prejudicada e os custos do produtor estavam maiores.

A chuva tem mesmo que ser comemorada pelos produtores da região. O clima seco dos últimos dias trouxe dois problemas para a produção: o primeiro foi o aumento da incidência de ácaro nas plantas. O segundo foi o custo maior para irrigar a plantação.

? Normalmente, eu irrigava a plantação por dez minutos. Nos últimos dias estava tendo que irrigar por até uma hora ? diz o produtor de morango Eliseu Ribeiro.

A irrigação é feita de duas formas: por via aérea, com aspersores, e por gotejamento. Os dois sistemas estavam sendo usados bem mais que o normal, acarretando um custo maior para o produtor.

Reduzir custos e manter a produção em dia é ainda mais importante nesse período, quando ocorre o evento do ano para os fruticultores da região. A Festa do Morango de Atibaia é uma das poucas chances de vender direto ao consumidor. São cerca de 120 mil visitantes que vem de várias partes do Brasil só para comprar o morango da região. A expectativa dos organizadores é que sejam vendidas, no evento, 30 mil caixas de morango.

A Festa das Flores e Morangos de Atibaia vai até o dia 19 de setembro, no Parque Municipal Edmundo Zanoni.

Sair da versão mobile