O baixo desempenho é uma característica comum na metade sul do Rio Grande do Sul. Líder no cultivo de milho no Estado, o município de Canguçu tem cerca de 30 mil hectares dedicados à cultura, mas amarga o reconhecimento de ter a produtividade média abaixo da estadual. Enquanto o RS colheu 2,7 mil quilos por hectare nos últimos dez anos, no mesmo período, o município não alcançou nem 1,8 mil quilos.
A campanha, entretanto, vem causando resultados positivos. O produtor Nei da Veiga, que participou das lavouras demonstrativas do projeto na cidade, colheu 6 mil quilos por hectare, número muito superior ao obtido antes da implementação da iniciativa.
? Agora, com a orientação correta, obtive resultado ? explica.
De acordo com Evair Ehlert, extensionista da Emater-RS, o desempenho da região diminuiu nos últimos anos em decorrência das intempéries do clima e da falta de informações dos produtores sobre tecnologias que podem evitar tais perdas.
Com a produtividade aquém do potencial, a Cooperativa Sul-Rio Grandense de Laticínios Ltda, Cosulat (Cosulati) gastou, por exemplo, cerca de R$ 3,3 milhões somente no primeiro semestre na compra de milho para produção de ração.