Durante dois dias de visita oficial ao Brasil, o diretor da FAO, Jacques Diouf, assinou com o governo federal e instituições ligadas à agricultura termos de cooperação do país nos projetos de combate à fome mundial. Ele elogiou os programas brasileiros e disse que servem de exemplo para os outros países.
A comitiva da FAO destacou também o Programa da Merenda Escolar, que compra alimentos de pequenos produtores. Desta forma, beneficia tanto os estudantes de famílias de baixa renda quanto a agricultura familiar, garantindo emprego no campo.
Estes projetos brasileiros serão apresentados na reunião da cúpula mundial sobre segurança alimentar, em novembro, na Itália. A idéia é incentivar outros países a adotarem medidas semelhantes. Uma resposta quanto a colaboração dos Estados Unidos no programa mundial de combate a fome também deve ser divulgada no encontro. O embaixador do Brasil junto a FAO, José Antônio de Carvalho, ressaltou que a crise não pode prejudicar a luta para garantir alimentação a todos os seres humanos.
? A comunidade internacional não pode deixar que a crise mundial leve para segundo plano o combate a fome e a pobreza mundial.