Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Projeto visa elevar produção agrícola mineira para mais de 60 mil toneladas

Iniciativa é uma parceria da Embrapa com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Rio São Francisco e ParnaíbaA Embrapa Solos e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Rio São Francisco e Parnaíba (Codevasf) vão construir no norte de Minas Gerais duas barragens que inundarão uma área aproximada de 12 mil hectares. A intenção do Projeto Jequitaí é formar um lago com capacidade superior a 800 milhões de metros cúbicos de água para conter cheias, gerar energia elétrica para abastecimento urbano e rural e aproveitar cerca de 35 mil hectares para agricultura irrigada.

O trabalho vai promover ajustes cartográficos, atualizar, corrigir o mapa de solos
existente da região (que tem mais de 40 anos) e classificar as terras para a irrigação.

? Como a produção local não é irrigada há fazendas muito antigas com baixa produtividade”, explica o pesquisador Fernando César Amaral, líder do projeto na Embrapa.

No mês passado foram realizados os primeiros trabalhos de campo, onde
pôde-se comprovar a grande potencialidade dos solos desse perímetro para
a produção agrícola intensiva.

? Confirmamos que o solo da região apresenta grande vocação para a exploração da maior parte das culturas irrigadas ? afirma Amaral.

Técnicos da Codevasf apostam que, quando o projeto for implantado, haverá uma produção acima de 60 mil toneladas por ano, sobretudo em fruticultura, além da geração de 30 mil empregos diretos e mais de 60 mil indiretos. As duas barragens estão projetadas para produzir 20 megawatts de energia, capaz de atender todas as necessidades das áreas irrigadas, com sobra para a comercialização.

A iniciativa atenderá pequenos e grandes produtores. Com recursos do PAC, está orçado em 246 milhões de reais. Dez municípios serão beneficiados, e já durante a execução das obras serão gerados 2 mil empregos.

Sair da versão mobile