Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Queda na venda do etanol decorre da alta de preço do açúcar e da invasão de carros importados

Avaliação da ANP mostra queda de 8,5% na venda de etanol nos postos do país no ano passadoNa avaliação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a queda de 8,5% na venda de etanol nos postos do país no ano passado foi consequência da alta dos preços do biocombustível no mercado interno, em decorrência da conjuntura internacional, que levou a uma maior procura por açúcar no mercado externo.

Segundo o diretor da ANP Allan Kardec, a seca na Índia reduziu a oferta de açúcar no mercado mundial e levou o produtor sucroalcooleiro a destinar parte da safra da cana para a produção de açúcar, que apresentou ao longo de 2010 preços mais atrativos.

Os dados divulgados nesta terça, dia 15, pela ANP sobre o mercado de combustíveis indicam que o consumo de etanol hidratado no país atingiu 15,07 bilhões de litros no ano passado, contra 16,4 bilhões de litros vendidos em 2009.

Somados o álcool anidro (que é adicionado à gasolina) e o hidratado (que vai direto da bomba para o carro), a queda do consumo de etanol ficou em 2,9%, a primeira desde 2003. Foram consumidos no ano passado, segundo a agência, 22,1 bilhões de litros, contra 22,8 bilhões demandados em 2009.

Além da quebra da safra indiana, ainda houve, no mercado nacional, uma oferta significativa e variada de carros importados, movidos exclusivamente à gasolina. Dados divulgados pela ANP indicam que a venda de carros que funcionam somente com gasolina cresceu no ano passado 31%, enquanto a de carros bicombustíveis, apenas 6,9%.

O diretor acredita, porém, que em 2011 haverá uma recuperação do mercado de etanol no país.

? Como nós estamos esperando uma melhora na conjuntura internacional e não contamos com a repetição da seca na Índia deverá, portanto, haver uma maior oferta de açúcar no mercado internacional. Daí a nossa expectativa de que haja, no segundo semestre, uma maior oferta de etanol no mercado e, em consequência, uma melhora na venda do produto.

Sair da versão mobile