Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Safra de café 2015 deve alcançar 42,15 milhões de sacas

Colheita deve recuar 7% em relação ao ano passado, afirma Conab

Fonte: Cléverso Beje/Faep

A safra brasileira de café em 2015, em fase final de colheita, deve alcançar 42,15 milhões de sacas de 60 quilos. O resultado corresponde a uma redução de 7% em relação à produção de 2014 (45,34 milhões de sacas), segundo o terceiro levantamento de safra, divulgado nesta terça-feira, 29, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Com relação ao último levantamento, divulgado em junho (44,28 milhões de sacas), houve redução de 4,8%, o que corresponde a menos 2,1 milhões de sacas.

– Essa se deve, principalmente, à queda na carga produtiva de café em coco, mensurada por ocasião da colheita, além da redução no rendimento do café no beneficiamento – informa a Conab, em comunicado.

A produção de café arábica, que representa 74,2% da produção do País, está estimada em 31,3 milhões de sacas, uma redução de 3,1% em relação à safra passada. A queda é provocada, principalmente, pela diminuição da produção no Cerrado Mineiro e em São Paulo. Segundo a Conab, o arábica apresenta ganho de produção apenas na Zona da Mata mineira, Paraná, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

A safra de conilon (robusta) está estimada em 10,9 milhões de sacas, o que representa uma redução de 16,7% na comparação com 2014. Os técnicos da Conab avaliam que esse resultado deve-se, em grande parte, à queda da produção no Espírito Santo, maior Estado produtor da espécie, causada pela estiagem no período de formação e enchimento de grãos. Já Rondônia e Bahia, segundo e terceiro maiores produtores de conilon, apresentam ganho de produção. Em Rondônia, as condições climáticas foram favoráveis durante todo o ciclo da cultura e na região do Atlântico, Bahia, e também houve ampliação da área plantada.

A área total plantada com café no país, segundo o terceiro levantamento, é de cerca de 2,246 milhões de hectares, 0,4% inferior à da safra passada. Desse total, 316,6 mil hectares (14,1%) estão em formação e 1,93 milhão de hectares (85,9%) estão em produção. Para o café arábica, a área plantada no País soma 1,77 milhão de hectares, um acréscimo de 0,1% em relação à safra 2014. Minas Gerais concentra a maior área com a espécie, seguido de São Paulo. Para o café conilon, o levantamento indica redução de 2,1% na área, estimada em 472,6 mil hectares. Desse total, 432,9 mil hectares estão em produção e 39,7 mil hectares em formação. 

Sair da versão mobile