Um público de dois mil pequenos produtores rurais deve ser beneficiado. O convênio de cooperação técnica foi assinado pela presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e presidente do Conselho Deliberativo do Senar, senadora Kátia Abreu (DEM-TO), e pelo diretor-presidente do Sebrae, Paulo Okamotto.
A intenção é desenvolver dez projetos-piloto. O projeto contará com investimento de R$ 10 milhões durante os próximos 15 meses. Em julho deste ano, Senar e Sebrae realizaram na sede da CNA, em Brasília, o workshop “Empreendedorismo para Gestão da Pequena Propriedade Rural”. Desde então, ficou acertado de que as duas instituições iriam atuar em parceria para desenvolver um programa de eficiência de gestão da empresa rural de âmbito nacional.
? O produtor rural precisa estar consciente de que é um empresário rural e que precisa ter lucro com a sua atividade, para assim poder continuar oferecendo alimentos bons para a população ? afirma o secretário-executivo do Senar, Omar Hennemann.
O projeto prevê ações de capacitação de instrutores, capacitação dos produtores e dos produtores, processos de implantação orientada do GER, acompanhamento e supervisão dos resultados. Também deve ser elaborado material didático específico, ampliando o rol de mecanismos de apoio ao produtor rural.
Depois de estruturada a metodologia do GER, levando em consideração as peculiaridades de cada região e das diversas culturas, o Senar é responsável por disseminar os novos conceitos de gestão empresarial rural por todo o país.