? 2010 é o ano do mercado interno. Este ano nós vamos até reduzir as exportações e estamos evoluindo muito bem. O preço está bom, porque está vendendo no mercado interno. O aumento do poder aquisitivo da população, aliado a estas altas do preço das outras proteínas, nossos concorrentes. E hoje estamos bem, o produtor fechando as contas, indústrias fechando as contas, por conta dos mercados internos ? declarou o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Carne Suína (Abipecs) Pedro de Camargo Neto.
Muitos produtores estão aproveitando o bom momento do mercado interno para investir na suinocultura. Para aumentar a produção, é preciso estar atento a novas tecnologias e oportunidades de negócio. Na Avisulat 2010, os suinocultores têm a oportunidade de trocar experiências e também conhecer as novidades do setor.
? O evento Avisulat é uma oportunidade diferenciada, porque todos da área de produção como processamento se encontram para avaliar, ser reposicionar, no sentido de também se modernizar nos processos produtivos, nas condições que a tecnologia está oferecendo ? explica o diretor executivo do Sindicato da Indústria de Produtos Suínos do Rio Grande do Sul e coordenador da parte de suinocultura do evento, Rogério Kerber.
Investir na suinocultura tem sido uma boa opção também para produtores de leite. André Ludwig, de São Martinho, no Rio Grande do Sul, aposta no sucesso da integração dos dois setores na propriedade:
? A vantagem é que é um lucro certo que pra nós envolve menos despesas do que outras atividades como grãos, numa pequena propriedade, na agricultura familiar, suinocultura e bovino de leite é mais viável para a pequena família.
O produtor Mauro Scheeren concorda que a saída para pequenos produtores de leite pode estar no consórcio com a suinocultura:
? A gente pode usar o esterco para as pastagens para alimentar as vacas. Com menos propriedade se consegue mais volume de pasto devido à aubação sem custos.
O Avisulat, encontro que reúne representantes dos setores de avicultura, suinocultura e lacticínios, terminou nesta sexta, dia 19, em Bento Gonçalves (RS). Segundo os organizadores, cerca de 10 mil pessoas visitaram os pavilhões do Centro de Exposições Fundaparque.