Supermercados registram queda nas vendas em abril

Setor aposta na Copa do Mundo para se recuperarOs supermercados registraram queda nas vendas em abril. Os números foram divulgados nesta quarta, dia 26, pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). A aposta do setor é que a Copa do Mundo estimule o consumidor e os números voltem a ser positivos.

Como a Páscoa deste ano caiu no início de abril, as vendas ficaram concentradas no fim de março. Na comparação entre esses dois meses, os supermercados venderam quase meio por cento a menos (-0,49%). Quando o resultado de abril é comparado com o do mesmo mês em 2009, a redução ficou perto dos quatro por cento (-3,83%).

O número é positivo no acumulado dos quatro primeiros meses do ano, um aumento de mais de 6% em relação ao primeiro quadrimestre de 2009. Para os próximos meses, o setor de supermercados aposta na Copa para recuperar as vendas, principalmente de eletroeletrônicos, alimentos e bebidas.

A entidade divulgou também o indicador Abras Mercado, baseado em uma cesta de 35 produtos de alto consumo. O valor em abril ficou próximo dos R$ 280,00, quase 2% maior que em março e quase 8% maior que em abril de 2009.