Supermercados revisam para cima previsões de crescimento

Abras faz balanço do primeiro semestre e aposta em alta de 4,5% nos próximos seis mesesOs dirigentes de supermercados estão mais otimistas. A Associação Brasileira do setor (Abras) revisou para cima as previsões de crescimento para este ano. A retomada da atividade econômica é apontada como principal motivo.

O balanço do setor de supermercados no primeiro semestre foi apresentado em São Paulo. O volume de produtos comercializados subiu 2% em relação aos primeiros seis meses de 2008. Segundo o presidente da Abras, Sussumu Honda, a expectativa para o resto do ano é manter essa trajetória porque os preços dos produtos devem ficar mais estáveis.
 
As vendas reais, descontada a inflação, foram positivas em 5,27% ante ao mesmo período de 2008. Na comparação com junho do ano passado, o crescimento foi de 4,83%. Mas houve queda de 5,59% em relação a maio deste ano. Para o presidente da Abras, um efeito do calendário.
 
De acordo com Sussumu Honda, o segundo semestre deve mostrar desaceleração nas vendas. Ele afirma que a segunda metade do ano tem, tradicionalmente, um desempenho melhor que a primeira. Mas em 2009, a base de comparação será maior.

Sussumu Honda acredita  também que a renda disponível para compra de alimentos deve ser menor, por causa de setores que receberam benefícios fiscais do governo. Mesmo assim, o setor de supermercados revisou para cima a previsão de crescimento neste ano, de 2,5% para 4,5%.