Café

Tempo seco favorece avanço da colheita do café no Brasil

Segundo a consultoria Safras & Mercado, os trabalhos de campo atingiram 75% da área e seguem atrasados

Foto: Cléverso Beje/Faep

A colheita de café da safra brasileira 2018/2019 atingiu 75% até a última terça-feira, dia 31. De acordo com a consultoria Safras & Mercado, os trabalhos de campo seguem atrasados, já que cerca de 80% da produção já havia sido colhida nesta mesma época de 2017. Tomando por base a estimativa da Safras para a produção de café do Brasil em 2018, de 60,5 milhões de sacas de 60 quilos, foi apontado que foram colhidas 45,55 milhões de sacas.

Segundo o consultor Gil Barabach, o clima seco continua favorecendo a colheita e a secagem de grão no Brasil. “No conilon, os trabalhos já se encaminham para o fim e estão acima da média no caso do arábica”, disse.

Barabach informou ainda que a qualidade da safra segue como destaque, com boa granação, confirmando a perspectiva de safra recorde. “A pouca chuva, no entanto, limita a oferta de bebida mais fraca”, comenta.

Arábica e conilon

Para o arábica, a colheita voltou a ter um bom avanço e alcançou 68% da safra, contra 74% em igual período do ano passado e 66% de média para o período.

Os trabalhos com conilon chegaram em 96% da safra projetada, contra 98% em igual época do ano passado. Na média dos últimos 5 anos, a colheita desta variedade já havia sido encerrada no país nessa época.