Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Vietnã quer elevar proporção de café processado para 20% da produção total

Planta de processamento da Nestlé que está sendo construída no país ajudará a expandir a produçãoO Vietnã, maior produtor mundial de café robusta, planeja elevar a proporção de café processado na produção total anual para 20% até 2015, de acordo com o presidente da Associação de Café e Cacau do Vietnã (Vicofa), Luong Van Tu.

? A proporção de café processado na produção anual do Vietnã é atualmente de 3% a 4%. Esta proporção será expandida gradualmente para 20% até 2015, visto que a Nestlé está construindo uma planta de processamento de US$ 270 milhões no país e esta planta deverá estar em operação em dois anos ? disse.

A mudança para uma proporção maior de café processado na produção anual total irá ajudar a elevar a receita com as exportações vietnamitas, assim como criar mais empregos na indústria local, segundo Van Tu.

Executivos da indústria estimam que a safra do Vietnã no ciclo que se iniciou em 1º de outubro deverá atingir 21 milhões de sacas de 60 quilos, 14% a mais do que no ciclo anterior.

Van Tu estima que a produção mundial de café em 2011/2012 irá totalizar cerca de 130 milhões de sacas de 60 quilos, ligeiramente abaixo das 133 milhões de sacas produzidas na safra anterior, devido a condições climáticas desfavoráveis no Brasil.

Seguindo o esgotamento quase total dos estoques do ano passado, o governo vietnamita planeja estocar café em grão para prevenir a repetição da falta de produto. A Vicofa pediu que seus membros elevassem os inventários a partir do início da safra 2011/2012, o que levou alguns analistas a preverem uma diminuição das exportações no início da safra.

? O Vietnã irá estocar 442 mil toneladas de café logo no início deste ano safra. Nós ainda não estabelecemos um período para que os estoques atinjam este nível ? afirmou Van Tu.

Sair da versão mobile