Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Vinícolas de Pinto Bandeira (RS) concentram a produção de espumantes

Fabricantes da cidade comemoram conquista de selo de Indicação de ProcedênciaEspumantes e boa mesa são a grande atração da região de Pinto Bandeira, a 12 quilômetros de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. A colheita de uvas mais tardia, em relação às demais regiões da serra gaúcha, resulta em frutos mais doces e espumantes de excelente qualidade. Tanto que as vinícolas que integram a Associação de Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira, além de comemorar o selo de Indicação de Procedência, concentram seus planos futuros na expansão da bebida local e no enoturismo.

O cuidado com a qualidade dos espumantes na vinícola Cave Geisse começa no parreiral. Com o uso da técnica chamada TPC, que aplica vento quente, a 130 graus, nas videiras, é dispensada a utilização de pesticidas. O fato de utilizar uvas produzidas sem agrotóxicos é apenas um dos minuciosos detalhes de produção. O produto de maior destaque da Cave Geisse é o espumante Terroir, que passa quatro anos em elaboração e só é produzido em anos de colheita de qualidade. Aliás, a safra 2011 promete ser uma das melhores dos últimos 20 anos.

Na Valmarino, são 16 hectares de vinhedos, destinados a 100 mil litros de vinhos e 50 mil de espumantes. Os destaques ficam por conta do espumante rosé. A vinícola produz ainda o vinho Reserva de Família, que combina Cabernet Sauvignon, Merlot, Tannat e Cabernet Franc. A Valmarino elabora, ainda, o Sushi Vin, destinado ao mercado paulista de restaurantes orientais.

Entre os projetos futuros na região, a vinícola Aurora vai instalar um Centro tecnológico com produção voltada para espumantes. A Pompeia e a Terrazas, demais integrantes da Associação, concentram-se na elaboração de sucos de uva.

Sair da versão mobile