Cafeicultor mineiro vence concurso de qualidade da Abic

Evento entra agora na etapa do leilão dos oito lotes finalistas do concurso, que será realizada até 17 de janeiroO cafeicultor José Alexandre de Lacerda, da Fazenda Forquilha do Rio, em Espera Feliz (MG), foi o vencedor do 9º Concurso Nacional Abic de Qualidade do Café, recebendo a nota de 84,63 pontos. Além de campeão do certame, esse café também conquistou o primeiro lugar na categoria Microlote (duas sacas), na qual concorrem apenas pequenos produtores, com propriedades de no máximo 15 hectares - a de José Alexandre de Lacerda tem quatro hectares.

Na categoria Cereja Descascado, o café vencedor foi o do produtor José Roberto Canato, da Fazenda Monte Verde, de Carmo de Minas, que recebeu a nota 82,15 pontos. Na categoria Natural, por sua vez, a maior nota foi dada ao café produzido por Amélia F. Delarisse na Fazenda Apucarana, de Patrocínio (MG), com 81,75 pontos.

Promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o evento entra agora na etapa do leilão dos oito lotes finalistas do concurso, que será realizado até 17 de janeiro.  Só poderão participar empresas compradoras – indústrias, cafeterias restaurantes, etc. – que se inscreverem e declararem compromisso, por escrito na ficha de lance, de comprar os lotes pelos quais farão ofertas.

Os participantes inscritos poderão adquirir uma saca ou todo o lote (de oito sacas nas categorias Cereja Descascado e Natural e de duas sacas na categoria Microlote). O valor do lance mínimo aceito é de R$ 561,00 por saca (50% acima da cotação BMF/Bovespa do dia anterior da abertura do leilão, que foi dia 9).

O resultado do leilão será divulgado pela Abic em seu site na sexta-feira da semana que vem, dia 18. Os lotes adquiridos neste pregão serão industrializados pelas empresas e comporão a 9ª Edição Especial dos Melhores Cafés do Brasil, que chegará aos consumidores em meados de abril, em embalagens sofisticadas de 250 gramas. Esta edição, limitada e exclusiva, é identificada por selo numérico controlado.