Cafeicultores paranaenses se organizam para obter certificação internacional

Selo garante controle permanente da qualidade e abre novas oportunidades para comercialização do produtoDepois de conquistar, em 2009, o código de conduta 4C - Código Comum para a Comunidade Cafeeira, um grupo de 20 cafeicultores paranaenses da Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP) está se organizando para obter a UTZ Certified, um dos principais programas de certificação do café no mercado internacional. Existente desde 1997, a certificação foi instituída por produtores de café da Guatemala e pela torrefadora europeia Ahold Coffee Company.

Os cafeicultores do Norte Pioneiro são apoiados pelo Sebrae Paraná e outras entidades por meio do Programa Cafés Especiais do Norte do Paraná. A criação da ACENPP é um dos resultados do Programa.

O consultor do Sebrae Paraná em Jacarezinho e gestor do projeto Cafés Especiais, Odemir Capello, explica como a instituição vai auxiliar os cafeicultores interessados em obter a certificação e conta que o objetivo da conquista é atestar a qualidade do café, melhorar os processos e agregar mais valor à produção.

? Realizaremos um diagnóstico personalizado em cada uma das propriedades do grupo interessado em obter a certificação UTZ. Após essa etapa, será desenvolvido um plano de ação individual com as indicações de melhorias, a fim de facilitar o processo de verificação e auditorias necessárias para a concessão da certificação ? detalha o consultor.