Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Cafeicultores querem suspensão temporária das dívidas do setor

Produtores alegam que não podem pagar valores devidos em 2008Cafeicultores brasileiros querem a suspensão temporária do pagamento de todas as dívidas do setor. Eles alegam que não há como pagar os débitos que venceram em 2008 e pedem medidas urgentes para o governo.

Reunidos em Brasília, líderes dos cafeicultores passaram o dia negociando com o governo na tentativa de prorrogar por 90 dias o pagamento das dívidas, vencidas em dezembro, que totalizam R$ 3 bilhões. A idéia é criar nesse período um grupo de trabalho, com integrantes dos Ministérios da Agricultura, Fazenda, pesquisadores e produtores, para elaborar um estudo aprofundado sobre o endividamento do setor.

? Há oito anos operamos no vermelho. É chegado o momento para que se coloque um basta nisso e o governo tem toda a condição para fazer isso pela cafeicultura brasileira, que gera hoje, direta ou indiretamente, oito milhões de empregos ? disse o presidente do Conselho Nacional do Café, Gilson Ximenes.

A proposta encaminhada à área econômica do governo federal prevê que os débitos sejam pagos com café.

? O produtor transforma sua dívida em produto, tem prazo de 20 anos e que a cada ano paga 5% desse endividamento ? explicou o presidente da Frente Parlamentar da Cafeicultura, deputado federal Carlos Melles (DEM-MG).

Mas para os produtores, só a suspensão do pagamento das dívidas não basta. É preciso políticas de garantia de renda.

? Num primeiro momento seriam as opções públicas de café. Acho que foi um instrumento usado em 2002 que teve sucesso absoluto ? afirmou Breno Mesquita, que integra a Comissão Nacional do Café da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Sair da versão mobile