Calcário será distribuído a produtores ligados ao Pronaf no Paraná

Medida tem o objetivo de aumentar em 30% a produção nas pequenas propriedadesNo Paraná, 220 mil toneladas de calcário vão ser distribuídas para produtores rurais ligados ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

O calcário eleva a fertilidade e corrige a aridez do solo, além de neutralizar os elementos tóxicos. Benefícios, que muitas vezes, não chegam aos pequenos produtores. Seja pelo custo do insumo ou até mesmo pela dificuldade do transporte até a zona rural.

No Estado, 23 mil produtores ligados ao Pronaf vão receber calcário de graça. A medida tem o objetivo de aumentar em 30% a produção nas pequenas propriedades.

? A gente precisa de calcário. Na cooperativa, com entrega dá cerca de R$ 120 ? relata o produtor José Andreazza.

O programa atenderá 232 municípios em duas etapas. Já assinaram o convênio 92 este mês outros 142 prefeituras entraram no acordo. Com solo mais fértil, a expectativa é de elevar a renda para o produtor.

? As prefeituras recebem o recurso e distribuem e aplicam na propriedade ? explica o chefe regional da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SEAB), Otávio Cesário.

A Emater vai auxiliar na aplicação do insumo. No Paraná a agricultura familiar representa 85% das propriedades rurais, segundo a SEAB.