O calor atingiu níveis recordes em algumas regiões do Paraná. Em algumas regiões, houve registro de temperaturas acima dos 40 °C durante este fim de semana. No domingo (23), foram registrados recordes de calor em regiões com lavouras de milho e soja já castigadas há meses pela estiagem. São Miguel do Iguaçu no oeste do estado, igualou o patamar mais quente de sua história: 40,6 °C, registrado em setembro de 2020. Em Loanda, no noroeste, fez 41° C no sábado (22), o maior valor registrado na rede de estações meteorológicas.
- Calor vai embora e chuva ganha força nas próximas semanas
- Paraná pede ajuda ao governo federal para amenizar situação dos produtores afetados pela seca
Em Altônia (norte do estado), Palotina (oeste) e Capanema (sudoeste) o calorão se aproximou do recorde histórico. Na primeira houve registro de 40,1 °C, contra 41,3 °C de máxima. Na segunda, a diferença foi de apenas 1,2° C (de 40,8° C no domingo para 42° C de máxima histórica). Na terceira, houve registro de 40,2° C, contra 42° C de recorde.
Na sexta-feira (21) o Departamento de Economia Rural – Deral – divulgou a evolução semanal de área plantada das culturas do milho, soja e feijão da primeira safra 2021/22 no Paraná. Até agora 70% da safra de feijão foi colhida, com condição ruim de 20%, média de 50% e boa de 30% da área plantada. A safra de soja atingiu 4% de área colhida, com 34% de áreas plantadas ruins, 33% média e 33% boas. A colheita do milho safrinha também já atingiu 1%. As áreas plantadas tem 28% de condições ruins, 39% média e 33% boas, de acordo com o relatório do Deral.
Além das culturas de soja e milho as regiões leiteiras e da pecuária também sofrem com o calorão no Paraná. Neste domingo, lagartos foram vistos próximo ao gado leiteiro na Colônia Witmarsun, município. Os répteis passearam bem próximos à máquinas de pulverização e barracões que fazem sombra com ventilador e servem para a alimentação ao gado confinado, uma tendência na região.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o calor se mantém e segue até quinta-feira (27), quando a atuação de uma frente fria é esperada.
E a semana segue quente no Paraná. A segunda-feira (24) amanheceu com tempo mais seco e estável. “As temperaturas seguem elevadas, com valores que já ultrapassam os 24°C sobre a capital. No oeste/noroeste, temperaturas acima dos 30°C também já são registradas”, disse a meteorologista Lidia Mota, do Simepar.