Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Câmara analisa projeto que agiliza ações movidas por Estados para obter títulos de terras

Segundo o deputado Valmir Assunção, proposta deve priorizar processo de reforma agrária e contribuir para a paz no campoA Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 1017/11, do deputado Valmir Assunção (PT-BA), que dá caráter preferencial ao andamento das ações discriminatórias de terras devolutas propostas pelos Estados, equiparando-as com as ações similares movidas pela União. A ação discriminatória serve para titular a terra em nome do Estado, ou seja, dar ao ente público a designação de proprietário.

? Uma das formas de conseguir terras para a reforma agrária é utilizar as terras devolutas federais e estaduais, conforme determina o art. 188 da Constituição. No entanto, mesmo após 150 anos da Lei de Terras (de 1.850), cerca de 172 milhões de hectares de terras devolutas ainda não foram discriminadas ? diz o deputado.

Ele explica que a Lei 6.383/76 inovou o processo discriminatório de terras, dando aos Estados poderes para promover a discriminação administrativa de suas terras devolutas, o que antes somente era possível mediante convênio com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Para ele, o projeto agiliza o processo de reforma agrária e contribui para a paz no campo.

A proposta altera a Lei 6.383/76, que regulamenta o processo discriminatório de terras devolutas da União.

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Sair da versão mobile