Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Câmara analisa proposta que regulamenta emissão de receituário para compra de agrotóxicos

Se aprovado, estabelecimentos que comercializam esse tipo de produto ficarão obrigados a manter receituários à disposição dos órgãos fiscalizadores por pelo menos cinco anosA Câmara Federal está analisando uma proposta que regulamenta a emissão do receituário agronômico, emitido por profissionais legalmente habilitados e utilizado na compra de produtos agrotóxicos, como uma espécie de receita médica.

Pela medida, prevista em projeto de lei, o documento deverá ser emitido em cinco vias, cada uma das quais terá um destinatário diferente: o usuário comprador, o estabelecimento vendedor, o Ministério da Agricultura, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o órgão estadual competente.

Os estabelecimentos comerciais que venderem esse tipo de produto ficarão obrigados a manter os receituários à disposição dos órgãos fiscalizadores por pelo menos cinco anos.

De acordo com o deputado Saraiva Felipe (PMDB-MG), presidente da Comissão de Seguridade Social e Família, um estudo da Subcomissão Especial sobre o Uso de Agrotóxicos e suas Consequências à Saúde constatou que o receituário agronômico não vem sendo utilizado na maioria dos estados brasileiros.

– A intenção é dar maior eficácia ao documento. Torná-lo um instrumento de apoio ao produtor e trabalhador rural, além de instrumento de controle profissional e fonte a ser utilizada pela fiscalização pelos órgãos públicos – argumenta.

A proposta também torna obrigatória a elaboração de relatórios anuais com as informações constantes dos receituários emitidos. O projeto ainda será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votado pelo Plenário.

Sair da versão mobile