Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Câmara aprova ampliação de jornada de trabalho de operadores de máquinas

Texto equipara a jornada com a categoria de motoristas profissionaisNo texto da Medida Provisória 673/15, que trata do emplacamento de máquinas agrícolas, aprovado pela Câmara dos Deputados nesta semana, consta uma emenda do senador Blairo Maggi (PR/MT) ampliando de 10h para 12h a jornada máxima dos operadores de veículos agrícolas. 

Fonte: Pixabay/Divulgação

– É uma importante vitória da Frente Parlamentar da Agropecuária, que deve ser reconhecida por todos que atuam no agronegócio – observa o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Ricardo Tomczyk.
 
A emenda altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), igualando a jornada máxima do motorista profissional à jornada dos operadores de veículos usados no campo, como operadores de tratores e colheitadeiras. 

– O trabalho agrícola tem ritmo diferenciado e precisa de algumas especificações na legislação. No pico da colheita, por exemplo, precisa-se terminar o serviço em um tempo determinado, e aspectos climáticos são fundamentais – explica Tomczyk.
 
A medida provisória isenta do licenciamento e do emplacamento as máquinas agrícolas e veículos usados para puxar máquinas. Diferente do texto original, este texto prevê que as máquinas e veículos que transitam em vias públicas deverão ter um registro providenciado sem custos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), acessível ao Sistema Nacional de Trânsito. A nova exigência valerá apenas para os maquinários produzidos a partir de 1º de janeiro de 2016.
 
O texto ainda precisa ser votado no Senado. 

Sair da versão mobile