Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Câmara aprova fim da obrigatoriedade do registro de tratores no Detran

Aprovada em caráter conclusivo, proposta seguirá para o SenadoA Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça, dia 2, o projeto de lei que desobriga tratores e demais máquinas agrícolas do registro e do licenciamento anual feitos pelos departamentos de trânsito estaduais (Detrans).

O projeto é de autoria do deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), que ressaltou o fato de muitos produtores comprarem tratores e outros veículos agrícolas usados, com muitos anos de serviço e documentação extraviada.

– Para esses trabalhadores, a exigência do Código de Trânsito causa prejuízos consideráveis, uma vez que, ao serem proibidos de utilizar suas máquinas, deixam de cultivar ou perdem a colheita – argumenta.

O deputado gaúcho argumenta que a exigência de emplacamento é meramente arrecadatória, porque os maquinários agrícolas permanecem 98% do tempo dentro das propriedades. Moreira sustenta que as máquinas agrícolas andam em vias públicas somente no trajeto entre propriedades, de forma esporádica, o que demonstra como o registro e o licenciamento são dispensáveis.

No dia 1º de junho, uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contram), órgão do Departamento Nacional do Trânsito, passou a determinar que novos tratores e máquinas agrícolas que circulam em vias públicas fossem emplacados e licenciados. Com a vigência da medida, os usuários de equipamentos fabricados a partir de 2013 passariam a pagar Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) todos os anos.

Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro dispensa apenas os veículos bélicos dessas obrigações.

Aprovada em caráter conclusivo, a proposta seguirá agora para o Senado, exceto se houver recurso para que seja analisada pelo Plenário.

Sair da versão mobile