Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Câmara de Comércio Exterior cria novo sistema de cotas de exportação de frango para União Européia

Nova portaria, reivindicada pela indústria, passa a valer em outubroA Câmara de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Camex) criou um novo sistema para distribuir as cotas de exportação de carne de frango para a União Européia. A medida era uma reivindicação do setor, que calcula um aumento de mais US$ 1 bilhão na arrecadação com as vendas para a Europa.

A portaria prevê que a distribuição das cotas entre as indústrias brasileiras deverá ser feita com base no desempenho das exportações das empresas para o bloco nos últimos três anos. Outro critério será a adoção de uma reserva de 10%para novos exportadores.

 

As cotas para exportação de frango foram criadas pela União Européia como uma compensação para o Brasil, que venceu uma disputa contra o bloco na Organização Mundial do Comércio (OMC). O problema é que as cotas passaram a ser negociadas no mercado paralelo, diminuindo a rentabilidade dos exportadores brasileiros.
 
? A União Européia dividiu em pequenas cotas, e então intermediários compravam essas pequenas cotas e vendiam aos grandes exportadores, fazendo com que a partir da receita ficasse no exterior e não viesse para a indústria brasileira ? explicou a secretária executiva da Camex, Lytha Spíndola.
 
O volume de frango brasileiro exportado para a UE sem tarifas é de aproximadamente 342,6 mil toneladas, sendo 170,8 mil para frango salgado, 92,3 mil para peru e 79,5 mil toneladas para frango cozido. A nova portaria passa a valer a partir de outubro.

 

Sair da versão mobile