Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Câmara dos Deputados aprova classificação oficial de grãos exportados

Proposta torna prerrogativa exclusiva do poder público classificar os produtos vegetais exportadosA Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou na quarta, dia 19, em caráter conclusivo, proposta que institui a classificação oficial obrigatória de todos os produtos comercializados na forma de grãos, e torna prerrogativa exclusiva do poder público classificar os produtos vegetais exportados (PL 2182/11). Se não houver recurso para a apreciação pelo Plenário, a proposta seguirá direto para o Senado.

• Leia mais notícias sobre grãos

Atualmente, a legislação atribui a exclusividade de o poder público classificar apenas os produtos de origem vegetal que forem importados. Os destinados à exportação podem ser classificados pelas empresas, quando elas compram os produtos dos agricultores. Mas, quando as empresas classificam os produtos, algumas vezes os subavaliam, reduzindo, assim, o valor pago aos produtores. Segundo o autor do projeto, o ex-deputado já falecido Homero Pereira, as empresas comercializadoras de grãos impõem aos produtores redução de preços em até 40%.

O parecer do relator, deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), foi pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa, nos termos do substitutivo da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

O texto original previa a obrigatoriedade de classificação oficial de todos os produtos vegetais comercializados no mercado interno ou exportados. Porém, a comissão avaliou que a classificação de todos os produtos vegetais comercializados no mercado interno seria extremamente oneroso. O substitutivo do relator limita a obrigatoriedade de classificação oficial aos produtos vegetais negociados na forma de grãos, como soja, milho, arroz e feijão.

Sair da versão mobile