Câmara dos Deputados discute impactos da crise econômica mundial

Ministro da Fazenda deu explicações sobre ações praticadas pelo governoA Câmara dos Deputados discutiu nesta terça, dia 9, os impactos da crise econômica mundial. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, deu explicações sobre o que o governo brasileiro vem fazendo para evitar consequências mais sérias para o país. 

Mesmo com poucos deputados em plenário, o debate marcou o início das discussões no Congresso sobre a situação econômica mundial. Para o ex-ministro da Fazenda Maílson de Nóbrega, o cenário atual é bem diferente do de 2008.

? Eu acho que o risco hoje está muito mais associado à recessão, a um problema na Europa, do que a um colapso do sistema financeiro que levou à contração gigante do crédito e a uma forte desaceleração da atividade econômica mundial no 4º trimestre de 2008 e no 1º de 2009.

Já o titular da pasta acredita que a crise nunca foi superada pelos países avançados. Guido Mantega voltou a dizer que o Brasil não está imune às turbulências do mercado, mas adquiriu uma boa experiência na crise de 2008. Segundo ele, o país tem mecanismos para se proteger.

? O Brasil está fazendo uma política fiscal sólida em que nós estamos cultivando o superávit primário maior que em 2009 e em 2010, e a dívida brasileira é uma das poucas no mundo que está caindo e não está subindo. Nós temos reservas, temos um mercado interno forte ? relatou.

Ele avisou que o governo fará a sua parte.

? Da parte do executivo, haverá todo empenho para que os gastos não cresçam. Estaremos controlando aumento de gastos. Fizemos um contingenciamento e buscaremos que os demais poderes nos ajudem a não fazer propostas que aumentem gastos ? afirmou.