Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Câmara estende crédito de assentamentos para agricultor familiar

Linha contempla vantagens na taxa de juros, no prazo de pagamento, na carência e na exigência de garantiasA Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou nesta terça, 14, a extensão dos benefícios do crédito rural especial, assegurado ao produtor assentado em área de reforma agrária, aos agricultores familiares. A proposta consta do Projeto de Lei 197/99, do Senado. As linhas desse crédito especial contemplam vantagens na taxa de juros, no prazo de pagamento, na carência e na exigência de garantias.

O relator, deputado Dilceu Sperafico (PP-PR), recomendou a aprovação da matéria. Ele retirou da proposta o prazo para implantação das mudanças, e explicou que já há decisão do Supremo Tribunal Federal (ADI 546/99) dizendo que o Legislativo não pode instituir tempo para que o Executivo exerça uma prerrogativa.

Tramitação

O texto já havia sido aprovado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Finanças e Tributação, mas como cada um dos colegiados fez uma modificação, o projeto terá de retornar ao Senado para que as alterações sejam analisadas.

A emenda aprovada pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural determina que as condições do crédito rural especial para os assentados em áreas de reforma agrária sejam estabelecidas em limites pelo menos 40% inferiores aos parâmetros fixados para os agricultores familiares, por um período de até cinco anos.

Já a Comissão de Finanças e Tributação eliminou um dispositivo que instituiria uma equivalência por produto nos financiamentos, e alterou as definições de área para o enquadramento dos agricultores.

Sair da versão mobile