Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Câmara Setorial da Citricultura reforça alerta para que produtores suspendam uso de carbendazim

Fungicida utilizado nas lavouras de laranja é proibido pelos Estados Unidos, segundo maior comprador do suco brasileiroA Câmara Setorial da Citricultura reforçou nesta terça, dia 7, o alerta para que os produtores de laranja suspendam momentaneamente o uso do fungicida carbendazim. O produto é proibido pelos Estados Unidos, que barraram carregamentos de suco brasileiro com resíduo da substância em janeiro. A entidade aponta que há outros fungicidas capazes de conter pragas como a pinta preta, que é um fungo comum nos pomares brasileiros e não existe no país norte-americano. Entretanto, essas substâncias chegam a

Os Estados Unidos, segundo maior comprador de suco de laranja do Brasil, aumentou o rigor sobre o fungicida e nenhum resíduo é tolerado. Uma alternativa apontada pela Câmara é a utilização de produtos à base de cobre, mas o custo é elevado. O presidente da entidade, Marco Antônio dos Santos, explica que a medida é emergencial.

– O melhor é suspender momentaneamente o uso desses produtos nas culturas de laranja até essa situação se acertar. Tem outros produtos, porque nós fazemos uma rotação de produtos para a pinta preta. O custo é um pouco mais caro, mas tem no momento. Dá para se adequar – diz.

A Câmara Setorial da Citricultura deve pedir ao ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, que o governo promova uma campanha explicando que os resíduos não provocam danos à saúde. O setor produtivo também pedirá um aumento de 30% na tarifa de importação para a laranja proveniente de países de fora do Mercosul.

Sair da versão mobile