Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Câmara Setorial da Erva-Mate retoma atividades em Santa Catarina

Meta é produzir inventário da cadeia produtiva no EstadoA Câmara Setorial da erva-mate no Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural de Santa Catarina (Cederural), reativada no final do ano passado, promoveu sua primeira reunião em Palma Sola, durante uma feira agrícola do município no final de fevereiro. A meta principal é produzir um inventário de toda cadeia produtiva do setor em Santa Catarina.

• Proposta isenta que setor de erva-mate de PIS/Pasep e Cofins tramita na Câmara dos Deputados

Santa Catarina é o segundo maior Estado produtor de erva-mate, com produção anual de 104 mil toneladas, reunindo em toda sua cadeia produtiva 19 mil produtores, 85 indústrias, e gerando mais de 176 mil empregos diretos em 140 municípios. De acordo com o secretário da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, estes números precisam ser confirmados para que o setor tenha condições de receber mais apoio dos governos do Estado, Federal e de entidades internacionais.

– É nossa responsabilidade fazer com que essa produção crie desenvolvimento para estes municípios produtores e assim para todo o Estado.

Segundo o secretário executivo do Cederural, Edson Carlos Dequadra, a Câmara Setorial da Erva-mate havia parado de atuar há sete anos.

– Mas com o crescimento do setor, os produtores rurais e empresários decidiram reativar esse fórum para fortalecer toda cadeia produtiva – explica Dequadra.

A erva-mate é produzida em três países – Brasil, Argentina e Paraguai -, sendo o Paraná o produtor nacional, com uma produção anual de 152 mil toneladas.

O Cederural é presidido pelo secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, e tem em sua composição representantes de entidades públicas e privadas ligadas às áreas agrícola, pecuária e pesqueira de Santa Catarina. O Conselho define as prioridades dos setores e os recursos a serem aplicados nas áreas agrícola, pecuária, florestal e pesqueira e, ainda, os critérios de aplicação das verbas do Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR).

• Produtores comemoram valorização do preço da erva-mate no Rio Grande do Sul

Sair da versão mobile