Câmara Temática de Insumos avalia mercado para safra 2014/2015 de grãos

Impactos do refúgio obrigatório para lavouras com tecnologia Bt também foram discutidosA Câmara Temática de Insumos se reuniu nesta segunda, dia 25, em Brasília (DF), para fazer a primeira avaliação de mercado na safra 2014/2015 e discutir os impactos da obrigatoriedade do refúgio nas lavouras de grãos com tecnologia Bt.

Bancada Rural discute regulamentação do refúgio para a safra 2014/2015

Para os representantes do setor e da cadeia produtiva, a obrigatoriedade do refúgio não deve comprometer o mercado brasileiro de sementes que usam a tecnologia transgênica.

– Nesse primeiro momento não, porque os planos estão sendo colocados em prática, estão sendo aplicados. As empresas têm suas metas comerciais, metas de vendas. Portanto, para esse ano o impacto será muito baixo – afirmou o presidente da Câmara Temática, Luiz Antonio Pinnaza.

A Câmara fez também uma projeção inicial do mercado na safra 2014/2015. Apesar das alterações cambiais, os preços dos insumos devem permanecer no mesmo patamar da safra anterior.

– O mercado internacional, pelo menos em termos de preços, está praticamente estável em relação ao ano passado. Então, nós estamos tendo com preço uma certa estabilidade. Havia uma preocupação inicial com relação à desvalorização do dólar, que isso poderia provocar um reajuste no mercado interno, mas a cotação está relativamente boa e grande parte da comercialização está ocorrendo sem problemas – declarou Pinnaza.