Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Camex aprova alíquota zero para importação de algodão

Órgão ainda aumentou em 1 milhão a cota de trigo que pode ser importada sem taxaA Câmara de Comércio Exterior (Camex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) aprovou, na reunião desta terça, dia 9, alíquota zero para a importação de fibras de algodão e aumentou a cota de trigo que pode ser importada sem taxa. A Camex já tinha aprovado alíquota zero para importação 1 milhão de toneladas de trigo e, hoje, aumentou o volume em mais 1 milhão. A desoneração é válida até 31 de julho.

No caso do algodão, a desoneração valerá para 80 mil toneladas, no período de 1º de maio a 31 de julho. Antes da desoneração, a alíquota dos dois produtos era 10%. A medida aprovada atende a reivindicações do setor privado: no caso do algodão, a  entressafra, que ocorre nos meses de maio, junho e julho, gera escassez de matéria prima para o setor têxtil. Segundo o MDIC, a fibra de algodão abastece cerca de 60% do parque produtivo nacional do setor têxtil.

Quanto ao trigo, houve quebra de safra no Brasil e no exterior, mas a alíquota zero é apenas para importação de países que não fazem parte do Mercosul. A desoneração do trigo ajudará a conter a inflação, evitando que os preços de produtos alimentícios subam no mercado interno, apontou o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas. A decisão visa suprir a demanda interna já que a expectativa de importação de trigo da Argentina não deve se concretizar.

Sair da versão mobile