A campanha Eleições Limpas pretende conscientizar os eleitores da importância do voto e de denunciar irregularidades. O material de divulgação vai estimular a participação popular, além do combate à troca de votos por benefícios pessoais. A AMB disse que serão realizadas audiências públicas em todo país a partir de 3 de setembro, envolvendo os mais de seis mil juízes eleitorais.
? É um momento do juiz eleitoral deixar o seu ambiente de trabalho, deixar o cartório eleitoral e discutir com a comunidade um pleito sem fraudes, um pleito que possa traduzir com fidelidade a vontade do eleitor ? defende o presidente da Associação, Mozart Valadares Pires.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral acredita que o Ficha Limpa será um marco neste pleito. A lei, que impede a candidatura de políticos condenados pela Justiça, provocou uma avalanche de pedidos de impugnação. Para julgar o maior número possível de processos, o TSE vai fazer uma força-tarefa.
? Nós estamos preparados para dar a maior serenidade a esses julgamentos e vamos inclusive fazer sessões extraordinárias a partir da semana que vem para dar conta do grande número de recursos que já estamos vislumbrando ? avalia o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowski.