Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Campanha incentiva consumo de frutas da época no Paraná

Pêssego, ameixa, nectarina, maçã e kiwi serão apresentados com selo de certificado de qualidadeProdutores de frutas da Associação Paranaense de Fruticultores (Frutipar) apresentaram nessa quarta, dia 20, em Curitiba (PR), ao secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, a campanha Frutas Paraná, que incentiva o consumo de frutas da época.

A primeira campanha, que deve ser lançada até o final de novembro, no Mercado Municipal de Curitiba, irá ofertar frutas de caroço como pêssego, ameixa e nectarina. A iniciativa está sendo orientada pelo Sebrae Paraná. Segundo o presidente da Frutipar, Ivanir Leopoldo Dalanhol, posteriormente, outras frutas de época, cultivadas no Estado, como maçã e kiwi, terão o consumo incentivado.

As frutas serão apresentadas com um selo que identificará a marca Paraná como certificado de qualidade para a produção. A campanha visa incentivar o hábito de consumir alimentos naturais e saudáveis, explicou Dalanhol.

Com a chancela de produto saudável, a Frutipar quer criar uma demanda específica para consumo de fruta produzida no Paraná. Para a Associação, é importante explorar os atributos das boas práticas de produção, como a redução de agrotóxicos sobre as frutas.

Dalanhol contou que os produtores de maça vêm recorrendo ao controle biológico para combater a mosca da fruta, principal praga que prejudica os pomares. Com esse procedimento, o produtor só usa inseticida quando realmente há danos nos pomares.

De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura, o Estado produz em torno de 35 mil toneladas de frutas de caroço, entre pêssego, ameixa e nectarina, e a tendência é que os preços das frutas recuem no período de safra, em função da maior oferta disponível no mercado, momento ideal para incentivar o consumo.

>> Leia mais notícias sobre fruticultura

Sair da versão mobile