Em Brasília, pela manhã, a presidente Dilma Rousseff deu o exemplo: recebeu a dose em um posto de saúde no Palácio do Planalto.
? É uma campanha tão importante que a própria presidente achou espaço na agenda dela para já na segunda-feira tomar a vacina contra gripe. Então todo mundo pode encontrar um espaço na sua agenda ? comentou o Ministro da Saúde Alexandre Padilha.
Podem receber a vacina gratuitamente nos postos de saúde idosos acima de 60 anos, indígenas, gestantes, crianças de seis meses a dois anos e profissionais da área de saúde.
A partir da aplicação, a vacina garante pelo menos 70% de proteção contra diferentes vírus da gripe, durante um ano. De acordo com o governo federal, desde que a campanha começou, há 13 anos, caíram pela metade os casos de internação por pneumonia decorrentes da doença.
? Essa vacina protege muito as pessoas que tem maios risco de complicação, ela reduz as faltas no trabalho, ela reduz complicações decorrentes da própria gripe, como pneumonias. Ela reduz o fato da pessoa ter uma gripe e descompensar outras doenças como o diabetes ? relata Padilha.
O Ministério da Saúde também montou bases móveis em 1.286 aldeias indígenas, a fim de imunizar quase 100 mil índios. A contra-indicação é para pessoas alérgicas à proteína de ovo.
? Nós pedimos apenas que as pessoas que têm histórico de alergia grave ao ovo ou algum dos componentes da vacina elas não devem se vacinar. Em caso de dúvida, procurar um médico ? explica Ana Maria Rocha, do Núcleo de Imunização do Distrito Federal.
A vacinação gratuita contra a gripe vai até o dia 13 de maio.