Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Campanha orienta agricultores sobre destinação correta de embalagens de agrotóxicos

Ministério da Agricultura e Inpev alertam sobre necessidade de lavar recipientes antes da entrega nos postos de coletaO Brasil é referência na destinação correta de embalagens vazias de agrotóxicos. Nos últimos 10 anos, mais de duzentas mil toneladas foram recolhidas. Para incentivar o prosseguimento da prática, o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) e o Ministério da Agricultura lançaram uma campanha educativa. Um dos alertas é sobre a necessidade de lavar o recipiente antes da devolução nos postos de coleta. De acordo com o coordenador geral de Registro de Agrotóxicos e Afins do Mi

– O agricultor está sujeito a fiscalização e, se for pego em um processo inadequado, está sujeito a multa, que vai até R$ 20 mil, ou o dobro, em caso de reincidência. Ou uma multa por crimes ambientais. E pode ser autuado por crimes ambientais – afirma.

O presidente da Associação das Empresas do Agronegócio, Antônio Vasconcelos, explica que todas as orientações sobre a forma correta de proceder podem ser encontradas na bula do produto.

– Só é possível lavar esta embalagem no momento que ele coloca o produto no tanque de pulverização. Tem a orientação na bula do produto e o pessoal técnico de campo faz essa orientação. É feita uma tríplice lavagem, colocando todo o resíduo no tanque. Lava essa embalagem, coloca o resíduo no tanque, fura essa embalagem para não ser reutilizada e devolve no posto – aponta.

Sair da versão mobile