A Organização das Associações de Produtores de Cana-de-Açúcar do Brasil (Orplana) reuniu, ontem (21), em Ribeirão Preto (SP), representantes de cooperativas e associações canavieiras para avaliar os resultados do 1º Cana Summit, realizado em 2024, e planejar a segunda edição do evento, marcada para os dias 2 e 3 de abril de 2025, em Brasília (DF).
Durante o encontro, foram apresentados dados e informações que ajudam a compreender a realidade dos produtores e a discutir as oportunidades e os desafios enfrentados pelo setor. O presidente da Orplana, Gustavo Rattes, destacou que o objetivo é repetir os bons resultados do primeiro evento, com foco em estratégias que defendam os interesses dos produtores de cana.
Entre as cooperativas participantes estavam Comigo, Coplana, Copercana, Coopercitrus e Coplacana. “Reunimos cinco cooperativas para ouvir seus desafios, necessidades e sugestões, e entender como podemos melhorar o cenário geral dos produtores de cana”, afirmou o CEO da Orplana, José Guilherme Nogueira.
Desafios e oportunidades do setor
Durante o encontro, os representantes das cooperativas apontaram os principais desafios para os próximos dois anos, incluindo:
- Necessidade de pesquisas para controle de pragas e doenças;
- Prevenção e combate a incêndios;
- Estudos sobre novas variedades de cana e manejo;
- Alta dos juros e acesso a crédito;
- Uso de tecnologias para redução de custos;
- Demanda por mão de obra técnica e qualificada;
- Implementação de pacotes tecnológicos e sucessão no campo
“O encontro de hoje é um passo crucial para fortalecer a união das cooperativas e associações. A troca de experiências e o alinhamento das estratégias são fundamentais para enfrentarmos os desafios do setor com mais força e assertividade. Nosso foco é trabalhar juntos, com o objetivo comum de garantir um futuro sustentável e competitivo para os produtores de cana-de-açúcar do Brasil”, concluiu Nogueira.
Cana Summit 2025: foco no futuro do setor
Com o objetivo de envolver todos os elos da cadeia produtiva, o 2º Cana Summit abordará temas relevantes para o futuro da produção de cana-de-açúcar e do setor sucroenergético. Políticas públicas, perspectivas de crescimento e desafios do setor estarão no centro das discussões.
Nos últimos anos, o setor sucroenergético tem crescido significativamente, impulsionado pela alta demanda por fontes de energia limpa e renovável. A cana-de-açúcar tem se destacado como um dos pilares dessa transição energética global, com grande potencial para a produção de bioeletricidade e biocombustíveis.
O evento pioneiro reforça sua missão de analisar o status das políticas públicas que envolvem a produção canavieira e apresentar tendências e inovações do setor.
Com a participação de líderes políticos, especialistas e representantes do setor produtivo, o evento busca promover um diálogo eficaz, fortalecendo a cadeia canavieira e incentivando o desenvolvimento sustentável. Entre os principais temas a serem debatidos estão:
- Mão de obra e qualificação;
- Produtividade e sustentabilidade;
- Uso de ativos e sistemas de informação;
- Estratégias para enfrentar os desafios do mercado global
O Cana Summit é realizado pela Orplana e reforça o compromisso com a promoção do setor sucroenergético como protagonista da transição para uma economia de baixo carbono.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!