A Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia (NovaBio) divulgou dados sobre a safra canavieira de 2023/24 na última quinta (21). De acordo com o relatório, as regiões Norte e Nordeste chegaram a 8,74 milhões de toneladas até a segunda quinzena de agosto.
O número representa um crescimento de 9,1% frente a 2022/23. Apesar do avanço, as chuvas em setembro acabaram comprometendo a safra que, como esclarecido pelo presidente-executivo da NovaBio, Renato Cunha, foi “descontinuada em setembro, pois o período encontra-se muito úmido”.
Quanto a produção dos derivados da cana-de-açúcar, o etanol foi um grande destaque, com cerca de 541 milhões de litros produzidos no período. Cunha prevê resultados ainda melhores “com a estabilização do verão e maior número de usinas entrando em operação, certamente os números expressarão volumes maiores.”
O açúcar também contou com aumento, superando em 33,6% a produção de 2022/23, totalizando 195 mil toneladas frente as 146 mil produzidas até o fim de agosto de 2022.
*Sob supervisão de Henrique Almeida
__
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.