Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Cana transgênica pode garantir aumento na produção de etanol

Variedade está sendo desenvolvida em Brasília há três anosEm Brasília, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) está desenvolvendo uma variedade de cana-de-açúcar transgênica que é tolerante à seca. Essa característica, além de reduzir os prejuízos nos canaviais, poderá garantir o aumento da produção de etanol. Os estudos começaram há três anos.

Um gene comum em ervas daninhas japonesas foi isolado e é inserido em uma variedade comercial de cana-de-açúcar cultivada nas regiões Sudeste e Sul do Brasil. Além de receber nutrientes, as plantas transgênicas são colocadas num refrigerador especial e envolvidas em plástico para garantir a umidade e a luminosidade ideais.

As primeiras mudas de cana transgênica têm como principal característica a tolerância à seca. Problema que chega a provocar até 50% de perdas nos canaviais. O próximo passo será a reprodução das mudas em estufas. No ano que vem começa o cultivo em canteiros experimentais, por no mínimo três anos. A liberação comercial, que ainda vai demorar, é vista como uma oportunidade de reduzir os prejuízos nas lavouras.

? Se você tem perdas de 10% até 50%, se com essas variedades modificadas você conseguir minimizar 5%,10%, 20% da perda que ela teria, isso é um ganho fantástico para o setor ? explica o pesquisador da Embrapa Agroenergia, Hugo Molinari.

Em parceria com a Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroalcooleiro, a Embrapa também pretende desenvolver uma planta tolerante ao frio.

? Na região Sul, a Embrapa tem um projeto em parceria com a Ridesa, a Embrapa Clima Temperado, em Pelotas (RS), onde a questão da geada, no início do desenvolvimento da cultura é uma questão importante, assim como a questão dos períodos de seca que também são muito importantes para a região ? relata Molinari.

Além de garantir a expansão do cultivo, as variedades transgênicas podem servir para ampliar a produção de etanol.

? A condição de competição do álcool com a gasolina seria melhorada por conta de uma menor parcela de custo de transporte. Assim mais proprietários de veículos flex poderiam optar pelo álcool, que é muito bom gerando empregos e renda em outros locais ? observa o consultor em energia, Francisco Sousa.

Sair da versão mobile