Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Abastecer com etanol segue vantajoso na capital paulista, aponta Fipe

Para especialistas, o uso do etanol deixa de ser vantajoso em relação à gasolina quando o preço do derivado da cana representa mais de 70% do valor da gasolinaAbastecer o carro com etanol segue vantajoso na capital paulista. De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a relação entre os preços do álcool combustível e da gasolina fechou a segunda semana de junho em 62,97%, após 63,02% na anterior.

Fonte: Arquivo/Agência Brasil

– Desde 2011, não tínhamos um resultado tão favorável – disse o gerente técnico do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fipe, Moacir Mokem Yabiku. Naquele ano, a equivalência entre esses dois combustíveis havia ficado em 62,96%.

• FGV: Produção de etanol não é vantajosa no Brasil

O gerente técnico da Fipe ponderou, contudo, que o dado da segunda semana de junho ainda está acima do apurado para uma segunda semana de junho de 2010 para trás, quando a relação entre os preços do etanol e da gasolina ficou na faixa de 50%.

No IPC-Fipe da segunda quadrissemana de junho (últimos 30 dias terminados na segunda, dia 15), tanto o álcool combustível como a gasolina tiveram variações negativas, de 1,97% e 0,45%, respectivamente. Com isso, o grupo Transportes teve alta de 0,24%, inferior à de 0,38% na primeira medição do mês. O IPC-Fipe – que mede a taxa de inflação em SP -, por sua vez, ficou em 0,54%, após 0,61%.

Para especialistas, o uso do etanol deixa de ser vantajoso em relação à gasolina quando o preço do derivado da cana-de-açúcar representa mais de 70% do valor da gasolina. A vantagem é calculada considerando que o poder calorífico do etanol é de 70% do poder da gasolina. Com a relação entre 70% e 70,5%, é considerada indiferente a utilização de gasolina ou etanol no tanque. 

Sair da versão mobile