O governo está fechando os detalhes do Programa de Apoio à Renovação e Implantação de Novos Canaviais (Prorenova) e do Programa de Estocagem de Álcool.
A informação foi dada nesta quinta, dia 13, pelo secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, André Nassar, durante a divulgação do 2º Levantamento da Safra 2015/2016 de Cana-De-Açúcar.
– Estamos próximos de fazer o anúncio desses programas; não vou detalhar os números, mas falta apenas um detalhe com o Ministério da Fazenda – explicou o secretário.
Segundo Nassar, ainda não teve início a liberação de recursos dos dois programas, mas o que precisava ser resolvido já está acertado entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e os ministérios envolvidos (o da Fazenda, o de Minas e Energia e o da Agricultura).
– Existe preocupação com a continuidade desses programas. Em momentos de aperto, eles foram importantes para os produtores. Faltam apenas alguns detalhes em taxas de juros – observou Nassar.
O secretário ponderou, ainda, que o setor enfrenta “grandes desafios” de mercado, não pelo cenário deste ano, mas em decorrência do endividamento que se acumulou ao longo do tempo. Nassar, no entanto, não quis falar sobre a possibilidade de o governo refinanciar essas dívidas, disse apenas que o Ministério da Agricultura está levantando o tamanho desse endividamento.